Entrevista Antonelli Nicole

Home » SmartFoods Pergunta » Entrevista Antonelli Nicole

Entrevista Antonelli Nicole, número 1 do Brasil no CrossFit.

V
ocê sabe o que é CrossFit? Se nunca ouviu falar, ou mesmo, apenas escutou em algum lugar, hoje vamos deixar aqui bastante informação sobre o esporte que mais cresce no Brasil, e quem vai conversar conosco, é simplesmente a melhor atleta de CrossFit do país, no momento. A paulista Antonelli Nicole. Vamos lá!

 

SmartFoods – Antonelli, para começarmos, pode nos passar sua ficha? Idade, onde nasceu, formação e profissão, títulos e colocações nacionais e internacionais no CrossFit.
Antonelli Nicole
Idade: 28 anos
Altura: 1,53
Peso: 57kg
Cidade natal: Salesópolis/SP
Atualmente vive em: São Paulo/SP
Profissão: Professora de Educação Física

SmartFoods – Quantos campeonatos você participou? quais os resultados e o mais expressivo para você?
Antonelli Nicole – Participei de seis campeonatos:
Competições: 1ª competição: CROSSFIT GIRLS CHALLENGE | CrossFit Jundiaí em junho de 2012. Colocação: 1º lugar.
2ª competição: Torneio CrossFit Brasil 2012. Colocação: 3º lugar.
3ª competição: Open 2013. Colocação: 11º lugar.
4ª competição: Regionais 2013. realizado no Equador. Colocação: 6º lugar.
5ª competição: Torneio CrossFit Brasil. Colocação: 2º lugar.
6ª competição: Campeonato 3, 2, 1… de LPO 2013, integrado com CrossFit pelo Técnico Dragos Stanica. Colocação: 1o lugar na categoria por peso e 1º lugar na categoria absoluta pelo Coeficiente Sinclair.
O resultado mais expressivo para mim foi com certeza, a colocação nos regionais da America Latina. Por muitos motivos: foi meu primeiro Regional com um ano e um mês de Crossfit. Eu estava com uma lesão grave na época, no ombro direito, Um mês antes dos regionais tive que diminuir o ritmo de treino por conta dessa lesão e, principalmente, baixar cargas. E quem sabe como funcionam os campeonatos de Crossfit, sabe que tem muito peso! (risos). Fiz muita fisioterapia, antiinflamatórios e muita disciplina nos treinos. A lesão limitava bastante a execução de qualquer exercício com cargas altas acima dos ombros. Barra e muscle up, era impossíveis. Fui melhorando aos poucos, e com apenas uma semana antes da competição comecei a levantar mais peso, a me pendurar e realizar barras e muscle up sem dor. Viajei para o Equador confiante, meu ombro já estava bem melhor, mas sabia que não estava 100%. E lá fomos nós, muita adrenalina, ansiedade, e, muita, mas muita vontade de fazer o que tinha que fazer, que era vencer a mim mesma. Ficar em sexto lugar no geral e ainda no último dia de competição ganhar a primeira prova do dia foi emocionante! Sabia que era uma prova boa para mim, fazia todos movimentos com uma certa facilidade, o que me trazia mais confiança, mas não imaginei ganhar essa prova. Fui bem tranqüila, e quer saber, essa tranqüilidade me ajudou, e muito! Sendo que nessa prova, apenas três competidoras conseguiram acabar dentro do time cap. Foi muito emocionante mesmo, quando percebi que tinha chance de ganhar, passou o cansaço, dores, fadiga, tudo. Pensei, agora vai, é a sua chance, agarra! E foi demais acabar aquela prova e ver todas aquelas pessoas gritando, sendo que nem sabiam quem eu era, foi inexplicável! E não posso deixar de ressaltar, todos meus amigos da CrossFit Brasil que estavam lá, gritaram meu nome do começo ao fim dessa prova, isso foi um combustível para mim. E quando acabei a prova, eles pareciam de uma torcida organizada de futebol, gritando igual malucos (risos). Jamais vou esquecer!

Aprendi muitas coisas na capoeira que me ajudam muito no CrossFit.

SmartFoods – Conte-nos um pouco do que sabe sobre como e onde surgiu este esporte.
Antonelli Nicole – CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma otimização de todas as capacidades físicas; são elas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade,  coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Criado por Greg Glassman, que é filho de um cientista e mãe dona-de-casa. Glassman cresceu na Califórnia, participando de todos os tipos de esportes de levantamento de peso e ginástica, dita recentemente em uma entrevista. E, claro, já era um treinador quando começou a ensinar seu método. As forças armadas americanas foram as primeiras a caírem nas graças do CrossFit, pois perceberam que podiam melhorar o condicionamento físico, pois assim eles poderiam salvar mais vidas ou salvar as próprias vidas. Mas foi no ano 2000 que o CrossFit começou a popularizar, isso aconteceu por que Glassman começou a postar seus treinos na internet.

Antonelli Nicole

SmartFoods – Você sempre praticou exercícios físicos? Como você começou no CrossFit?
Antonelli Nicole – Sempre adorei esporte. Fiz balé clássico por seis anos, (por incrível que pareça, (risos)). Joguei handebol na escola até a faculdade. Fiz 13 anos de capoeira, e ainda treino às vezes, porém não se compara a antes, quando treinava para competir também. A capoeira é uma paixão que eu tenho, gosto muito, sempre que posso vou em alguma roda, é como o CrossFit, só quem pratica pode entender, me faz bem. Aprendi muitas coisas na capoeira que me ajudam muito no CrossFit. Comecei a treinar musculação aos 15 anos e só parei depois que comecei a treinar CrossFit, que foi em maio de 2012. Meu primeiro contato com CrossFit foi pela internet e assim vim saber que no Brasil já existia a mais de um ano e se chamava CrossFit Brasil, foi onde fui fazer o curso de capacitação para profissionais de educação física e logo depois de um mês comecei a treinar lá mesmo.

SmartFoods – Você considera o CrossFit um esporte para poucos, ou qualquer pessoa pode praticar independente da idade?
Antonelli Nicole – Não, pelo contrário, CrossFit é para todo mundo. A grande vantagem é que o programa de treinamento do CrossFit proporciona uma adaptação universal para qualquer tipo de pessoa, independente da sua idade, condicionamento ou experiência. Nós temos usado o mesmo tipo de treinamento para idosos com problemas de coração e para lutadores profissionais. Nós adaptamos a carga e intensidade, mas não mudamos o programa.

Antonelli Nicole

SmartFoods – Sabemos que o objetivo principal do método de treino é turbinar a aptidão física por
todos os ângulos, e que perder peso e ganhar massa são conseqüências, porém, cá entre nós, e em sua opinião, você acha que essa explosão do CrossFit no Brasil deve-se a este esporte ser mais eficiente no objetivo estético do que a musculação nas tradicionais academias?
Antonelli Nicole – Essa pergunta é bem legal, e sempre a respondo do mesmo jeito. Você pode até nos procurar com esse objetivo, de querer melhorar a estética em primeiro lugar, porém depois que começa, sua cabeça muda. Até porque não tem como não mudar esteticamente treinando CrossFit, a não ser que sua alimentação seja muito ruim e seu descanso também, é um conjunto, atividade física, alimentação e descanso, não existe milagre e sim força de vontade e querer. E sim, claro que gostamos de ter um corpo esteticamente legal, porém isso é apenas consequência do que fazemos.

SmartFoods – Ultimamente tenho ouvido falar e lido muito sobre a dieta paleolítica no meio do CrossFit. Qual a base desta dieta, e porque ela se relaciona ao CrossFit?
Antonelli Nicole – O menu da dieta Paleo inclui alimentos naturais que não sofreram nenhum tipo de modificação pela indústria alimentícia moderna, como por exemplo, carnes orgânicas, peixes selvagens que não sejam de criatório ou cativeiro, ovos e vegetais orgânicos. Folhas verdes, frutas, castanhas e gorduras saudáveis também fazem parte da dieta. Qualquer outro alimento que não esteja nessas categorias não é permitido. São eliminados todos os tipos de alimentos processados, incluindo açúcares, gorduras vegetais processadas, grãos como farinha de trigo, milho e arroz, a maior parte das leguminosas como lentilha, feijão, amendoim e derivados do leite.  Um lado fundamental na vida de quem pratica CrossFit é a busca por um estilo de vida mais saudável como um todo, de forma que envolva não somente um programa de treinamento completo, mas também a busca por uma alimentação mais natural.  Muitos atletas e praticantes de CrossFit seguem um estilo de alimentação chamado Paleo, também conhecido como a dieta Paleo ou paleolítica. Porém não são todos que praticam CrossFit que seguem essa dieta, é apenas uma dieta boa, que serve sim para praticantes de CrossFit, e para quem não pratica também. Dieta não está apenas relacionada apenas ao que você faz, mas também do que seu corpo precisa, cada organismo é único, precisa saber qual é a melhor dieta para você, e não aquela que um amigo está fazendo e deu certo, esse é um grande erro das pessoas quando começam uma dieta, na minha opinião.

SmartFoods – Para dar uma descontraída, nos responda? Você tem namorado? Se não tem, a nação masculina quer saber: Tem que ser sarado e ter desempenho de crossfiteiro? (risos)
Antonelli Nicole – (Risos)… não, não tenho namorado. Porém, ser “apenas” um crossfiteiro e ter um corpo sarado não é de longe os requisitos mais importantes.

SmartFoods – E para finalizar, vai uma mandioquinha com frango ai? Se quiser pode colocar um temperinho Mrs Taste que é sensacional, modéstia a parte. (risos).
Antonelli Nicole – Depois desta entrevista deu uma fome mesmo. Vou preparar o meu, que em 5 minutos está pronto e ir para os treinos.
 
SmartFoods – Obrigado, Antonelli! continue representando a SmartFoods e o Brasil de forma brilhante!
Antonelli Nicole – Obrigada, SmartFoods pelo convite e pela parceria! Estamos juntos! ;)

Posted on

Powered by