Por que a sua dieta está demorando a fazer efeito?

Home » Nutrição e Performance » Por que a sua dieta está demorando a fazer efeito?

Por que a sua dieta está demorando a fazer efeito?
Julia Engel
Por Julia Engel

Pelo que eu tenho escutado por aí este problema é bem freqüente! Muita gente reclama que começou a fazer várias mudanças na alimentação introduziu a atividade física, mas não está tendo resultados rápidos!
Calma! Se isso está acontecendo com você eu tenho uma ótima notícia: Você está no caminho certo! O que me preocupa é exatamente o contrário: quando o peso na balança começa a cair muito rapidamente (quando alguém me conta isso feliz eu fico um pouco desesperada por dentro!)
Isso mesmo.. Vamos explicar: Quando você faz realmente um Programa Nutricional bem feito (por um profissional) o objetivo deste programa é elaborar mudanças hormonais no seu corpo. Mudanças acontecerão de dentro para fora, ou seja, primeiro vamos regular os seus hormônios e controlar o que está descompensado no organismo (sim, o excesso de peso pode ser interpretado como uma “zona” nos seus hormônios, popularmente falando). Então, inicialmente o programa é focado em organizar o interior e as mudanças corporais (a tão querida redução do percentual de gordura) será uma consequência externa, ou a expressão que podemos ver destas mudanças. Se você fizer um exame de sangue antes e após o início do programa irá comprovar estas mudança sobre as quais eu falo.
Agora se o seu peso cai muito rapidamente tenha muito cuidado! Veja se você não está apenas fazendo algumas mudanças superficiais querendo que a balança comece a cair (no início cai, mas depois não há mais como reduzir e começa o efeito sanfona). Já falamos aqui! Não conte calorias! Conte qualidade. Fazendo um Programa Alimentar adequado o seu peso pode demorar mais a cair, mas quando tudo é regulado seu percentual de gordura cairá bastante!
Alguns cuidados são válidos: as escapulidas do programa diariamente podem colocar tudo a perder! Isso mesmo! Algumas mudanças que você julgue inofensivas poderiam ser interpretadas como “terríveis” pelo seu organismo. Mudar “só algumas coisinhas” no programa, aquele famoso “só esse pedacinho” pode atrapalhar todo o ensinamento da dieta para o seu organismo implicando em não haver mudanças hormonais!


 

Julia Engel

 
Nutricionista graduada na UFRJ e pós graduada em nutrição esportiva pela mesma universidade.
Além de atender em seu consultório próprio localizado em Ipanema no Rio de Janeiro, também é nutricionista da rede de academia Body Tech.
Colunista de importantes sites da área de saúde e atividade física, atuou também durante anos escrevendo a coluna -Nutrição Esportiva- no jornal A Voz da Serra.
Palestrante em congresso da área, Julia Engel ministra cursos de nutrição esportiva englobando fisiologia do exercício.

Posted on

Powered by