Qual a relação entre perda de gordura e recuperação?

Home » Alimentação » Qual a relação entre perda de gordura e recuperação?

Qual a relação entre perda de gordura e recuperação?

Por Julia Engel

Então, você continua fazendo tudo certinho, mas percebeu que os resultados reduziram, ou até mesmo, você começou a render menos e aumentar um pouco o percentual de gordura corporal.. Mas, será que isso pode acontecer?

Sim, pode! Vou explicar hoje a bioquímica de como isso acontece para que possa ser ao máximo evitado!

O que ocorre afinal? Quando treinamos além do que o nosso organismo é capaz de recuperar, chegamos a um estágio conhecido como overtraining e é exatamente aí que está o perigo. Neste estágio, há um aumento do cortisol (o famoso hormônio do estresse). Estando ele elevado, temos como consequência uma potente redução da concentração de leucócitos. Os leucócitos são responsáveis (dentre outras ações) por reparar o tecido lesado normalmente pela atividade (degradando as fibras musculares lesadas).

Com a redução destas células (leucócitos) o tecido não é devidamente reparado no pós treino, permanecendo lesado. O grande problema ocorre, uma vez que, o tecido lesado apresenta redução da capacidade de captar a glicose e recuperar o glicogênio degradado na atividade. Ou seja, neste caso, reduzimos a capacidade de estocar glicogênio.

E por que podemos armazenar gordura estando nesta situação? Imagine que continuamos a consumir a mesma quantidade de carboidrato (glicose) pós treino, considerando que o mesmo será utilizado para recuperação do glicogênio, mas, na verdade, não é esta a “via” que este carboidrato está seguindo. Se o tecido não está sendo capaz de captar toda a glicose (como antes), a glicose “extra” será provavelmente convertida em gordura, podendo assim aumentar o seu percentual de gordura corporal.

Se você está treinando demais e sem dar ao organismo o tempo necessário para se recuperar, cuidado! As alterações hormonais que podem estar acontecendo, podem não estar favorecendo seus resultados… Fique atento!


Julia Engel

Nutricionista graduada na UFRJ e pós graduada em nutrição esportiva pela mesma universidade.
Além de atender em seu consultório próprio localizado em Ipanema no Rio de Janeiro, também é nutricionista da rede de academiaBody Tech.
Colunista de importantes sites da área de saúde e atividade física, atuou também durante anos escrevendo a coluna -Nutrição Esportiva- no jornal A Voz da Serra.
Palestrante em congresso da área, Julia Engel ministra cursos de nutrição esportiva englobando fisiologia do exercício.

Posted on

Powered by